Seja bem vindo ao site do CCDIA
Centro de Cooperação para o Desenvolvimento da Infância e Adolescência

Quem Somos


Conheça o CCDIA

Nossos Centros

CCDIA Niterói

A sede, além do atendimento diário às crianças, abriga as diretorias de Administração & Finanças e de Comunicação & Projetos centralizando tudo que diz respeito a pessoal, contabilidade, material de divulgação e estruturação dos projetos.

Endereço
Rua Áurea de Lima, 38 - Centro
Niterói, RJ
Tels.: (21) 2620-5189 / 2613-2900

como_chegar
CCDIA Itaboraí

De 1994 a 2002 o CCDIA atuou de forma esporádica na localidade. A partir de 2003 começamos um trabalho mais focado na comunidade, sob a coordenação de Cristiane Villela e do voluntário Fernando Alex Rodrigues que passaram a residir no local. Atualmente, acontecem atividades educativas com reforço escolar e de desenvolvimento da propriedade de 20.000m² com projetos de fruticultura e de geléia orgânica para geração de renda para as famílias das crianças.
A propriedade está em obras e aceita doações de material de construção.



Endereço
Rua Topázio, quadra 388 e 389
Vila Rica - Venda das Pedras
Itaboraí - RJ

como_chegar

Há mais de 20 anos fazendo da criança prioridade absoluta

 

O Centro de Cooperação para o Desenvolvimento da Infância e Adolescência é uma associação reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Federal que atua na região metropolitana do Rio de Janeiro, com o apoio financeiro de empreendedores sociais voluntários (pessoas físicas).

Há 23 anos, o CCDIA previne o abandono escolar das crianças de comunidades de baixa renda (favelas), acompanhando-as diariamente em suas tarefas escolares, num horário alternativo ao seu horário na escola pública, evitando assim a repetência e a evasão escolar.

Atualmente, as atividades realizam-se na sede do CCDIA em Niterói e numa propriedade rural do CCDIA em Itaboraí. O atendimento se estende a milhares de crianças e adolescentes através de parceiros que adotarAltair Souza de Assis, fundador do CCDIAam a visão do CCDIA e criaram centros com administração independente e resultados semelhantes nas cidades de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, São Gonçalo e no Mato Grosso do Sul.


História

 

Em 1986, o Físico e Titular de Matemática da UFF, Prof. Dr. Altair Souza de Assis, fez os primeiros contatos com crianças e adolescentes que perambulavam pelas ruas de Niterói e criou na universidade o Projeto Oficina do Saber, com o objetivo de reverter a situação de abandono das então chamadas “crianças de rua”.

 

Motivado pelo desejo de ver a iniciativa avançar, em 1988, Altair fez o Curso Avançado de Liderança do Instituto Haggai em Cingapura e passou a participar de reuniões na antiga FUNABEM e no Juizado de Menores de Niterói buscando a capacitação necessária para o desenvolvimento de seu empreendimento social.

 

Em 1989, baseando-se no levantamento estatístico realizado pela Oficina do Saber, que mostrou que as crianças que viviam nas ruas de Niterói eram originárias das cidades vizinhas de São Gonçalo e Itaboraí, Altair resolveu adotar uma estratégia de caráter preventivo à criança de rua e para isso inaugurou o primeiro centro CCDIA em São Gonçalo – RJ, oferecendo reforço escolar e atividades educativas complementares para alunos de escolas públicas moradores em comunidades de baixa renda.


Visão



Transferir conhecimentos a crianças e adolescentes em situação de risco,
que lhes possibilitem resgatar o Respeito, a Dignidade, a Esperança e consequentemente sua Cidadania.



» Palavra do Presidente

» Finalidades Estatutárias

Missão



Realizar e apoiar ações sócio-educativas junto às comunidades de baixa renda e suas lideranças, desenvolvendo programas em parceria com escolas, igrejas, clubes, indivíduos e universidades, que visem formar, capacitar, treinar e reorientar a criança e o adolescente para um desenvolvimento integral e sadio, através da cooperação para ajustá-lo ao ambiente familiar, escolar e comunitário. 


© Copyright 1991-2011 CCDIA - Centro de Cooperação para o Desenvolvimento da Infância e Adolescência - Todos os direitos reservados.