Atividades

CCDIA Niterói - Projeto Reforço Escolar

O CCDIA foi fundado em 1991 e atendia, no início de suas atividades, prioritariamente, crianças em situação de rua, essa atuação exclusiva se desenvolveu até 1994.

De 1995 em diante o CCDIA, além das crianças de rua, começou também um trabalho intenso de reforço escolar com crianças de comunidades de Niterói e São Gonçalo, e isso era feito em suas duas casas alocadas para esse fim.

À medida que as crianças em situação de rua iam diminuindo no centro de Niterói e com a formação do Conselho Tutelar, o CCDIA migrou totalmente para atender crianças de comunidades oriundas de escolas públicas da cidade e até de outros municípios como São Gonçalo e Itaboraí e esporadicamente/emergencialmente do Rio de Janeiro.

Basicamente o reforço escolar consiste em dar suporte a criança, após o horário escolar, sem criar um currículo paralelo ao da escola. As atividades principais são aquelas de auxílio à criança na confecção dos seus exercícios de casa diários, porque essa é a atuação principal que os pais conseguem atribuir algum valor.

Atividades adicionais são também parte do programa, como alfabetização, pré-reforço escolar para crianças que, embora estejam formalmente na escola, apresentam problemas de aprendizagem severos, além do endêmico analfabetismo funcional.

Atividades de cidadania e informática educativa e formal, são partes também fundamentais no programa de apoio à criança desenvolvido pelo CCDIA.

As atividades de cidadania consistem em sessões de filmes especiais, passeios vários e visitas a museus, shoppings, restaurantes, e outros correlatos e relevantes para a boa inserção social da criança na sociedade.

confira o relatório das atividades em 2022

Atividades pedagógicas durante a pandemia

Ensino de Idiomas

Noções básicas de inglês e espanhol com ajuda de voluntários brasileiros e estrangeiros que fazem parte do nosso time.

Informática Educativa

Atividades de escrita, leitura, produção de texto e de pesquisa na internet com o auxílio da professora ou voluntário.

Música e Teatro

Apresentações são organizadas em datas especiais.

Extra Classe

Passeios a pontos turísticos, museus, cinemas e praias. Ida a restaurantes e dia de beleza com parceria de salão de beleza voluntário.

Reforço Escolar

No apoio pedagógico a nossa prioridade é combater a evasão escolar de crianças do 1º ao 4º ano do ensino fundamental! Nosso público diário são crianças de 08 a 12 anos, oriundas das escolas municipais.

Atendemos de 2ª a 6ª, das 08 às 17h.

Artes

Com a ajuda de voluntários às crianças participam de oficinas de artesanato e aulas de desenho.

Itaboraí 1
Itaboraí 2
Itaboraí 3

CCDIA ITABORAÍ - Projeto Semeando o Futuro.

Itaboraí 1
Itaboraí 2
Itaboraí 3
Itaboraí 4
Itaboraí 5

O foco principal do projeto é o reforço escolar e o desenvolvimento da cidadania de crianças e de adolescentes em situação de risco de exclusão social.

É um foco também do projeto desenvolver no local um programa de auto sustentabilidade através da produção e cultivo de orgânicos, visto que a agricultura é um caminho natural, por ser uma vocação forte da localidade. A auto sustentabilidade com orgânicos vai beneficiar certamente não só o CCDIA, mas toda a comunidade afim.

O projeto de cultivo de orgânicos já recebeu o certificado de Agricultura Orgânica pela ABIO (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro), matrícula número 02-064. A Educação Ambiental, como tema transversal, tem sido um eixo norteador do projeto, a partir de estudos práticos e teóricos vai se oportunizando às crianças um aprendizado relevante, que permite construir pontes com as outras áreas do saber.

Atualmente, o Projeto Semeando o Futuro atende cerca de 35 crianças, mas as ações impactam toda a comunidade em seu entorno.

Informações Adicionais

Local: Cidade de Itaboraí – Região Metropolitana da Cidade do Rio de Janeiro
Áreas de Atuação: Educação, Assistência Social, Cidadania, Auto Sustentabilidade, Meio Ambiente.
Público Alvo: crianças, adolescentes e adultos em situação de risco de exclusão social.
Atividades desenvolvidas: manuseio da terra, letramento - desenvolvimento do uso preciso da leitura e escrita nas práticas sociais. Uso individual da leitura e escrita. Uso social da leitura e escrita. Produção de geleias orgânicas, apoio pedagógico, coral de libras, culinária de reaproveitamento de alimentos, projeto esticando a rede, projeto de futebol e de educação artística.

Depoimentos

Customer Testimonails

Meu voluntariado era todas as terças e quintas no primeiro turno, com foco em geografia e história, mas de acordo com a necessidade das crianças, mudavamos o rumo. Foi uma experiência linda, aprendi muito com cada um dos alunos, porque realmente vão abertos para aprender e te recebem com a maior carinho do mundo!

Obrigada CCDIA por transformar a trajetória dessas crianças e as nossas em memórias positivas!"

Ludimila Nascente
(Ex-voluntária)
alice zanon

Lembro do carinho das das meninas penteando meu cabelo após fazerem o dever, dos campeonatos de dama, da dança das cadeiras na festa de fim de ano, mas principalmente de ganhar muito amor e carinho! Era o melhor horário da minha semana.

Alice Zanon
(Ex-voluntária)
Customer Testimonails

O trabalho do CCDIA é muito bonito e muito necessário!
gostei muito da proposta do CCDIA, de tentar fornecer às crianças um espaço que elas não conseguem ter em casa e que propiciasse um momento de estudo, e de atenção que elas não teriam em casa, como uma forma de ajudar reduzir a evasão escolar.

Adriana Arrojado Correia Pereira
(Ex-voluntária)
Customer Testimonails

A dura realidade é que o mundo não favorece a todas as pessoas. E os menos favorecidos tende a ir para um caminho não tão correto. E eu sou grato por ter ocupado o meu tempo com bons ensinamentos no CCDIA. Grato mesmo!

Thiago Luiz Chagas
Customer Testimonails

Amei profundamente conhecer todos os envolvidos, em especial, as crianças e adolescentes, e contribuir um pouco com o lindo trabalho desempenhado!!!

Thiago Ribeiro
Customer Testimonails

O CCDIA é um exemplo clássico de que podemos fazer algo e mudarmos a realidade a nossa volta, quando se há disposição e principalmente amor ao próximo, mesmo que o poder público se omita

João Wesley
Quer saber mais sobre como fazer uma doação? Entre em contato