Conheça o CCDIA

Fundado em 1991, o CCDIA nasceu de uma concórdia entre amigos cristãos, unidos pela preocupação com a situação das crianças em situação de rua à época de sua criação, e inspirados pelos valores do Sermão da Montanha de Jesus, encontrados nos capítulos 5, 6 e 7 do Evangelho de Mateus.Seu primeiro presidente, Altair Souza de Assis, conduziu a instituição desde o início com base nos princípios do Pacto de Lausanne — compromisso firmado em 1974, na Suíça, por mais de 1.400 líderes cristãos de diversas partes do mundo.
A cláusula sobre a Atuação Social do Cristão no Pacto de Lausanne declara:
“Afirmamos que Deus é o Criador e Juiz de todos os seres humanos. Por isso, devemos partilhar de Seu compromisso com a justiça, a reconciliação e a libertação das pessoas de toda forma de opressão.
Como a humanidade foi criada à imagem de Deus, toda pessoa — independentemente de raça, religião, cor, cultura, classe social, gênero ou idade — possui dignidade intrínseca, merecendo ser respeitada e servida, jamais explorada.”
Esses fundamentos seguem orientando a missão do CCDIA na promoção da dignidade humana, da justiça social e da transformação comunitária.
Altair Souza de Assis é Professor Titular do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Ciências pela UNICAMP, com dois pós-doutorados realizados na Áustria e nos Estados Unidos. Ao longo das últimas duas décadas, tem atuado como pesquisador e professor visitante em universidades de diversos países, como Suécia, Suíça, Áustria, Estados Unidos, Itália, Japão e Chile.
palavra do presidente finalidades estatutáriasNossa História.
CCDIA atua há mais de 25 anos em comunidades populares de Niterói, São Gonçalo, e Itaboraí, apoiando e protegendo milhares de crianças e adolescentes sob o risco iminente de exclusão social e entrada na criminalidade.
Desde 1991, o CCDIA previne o abandono escolar de crianças das comunidades populares alvo do programa, através de um programa sólido de reforço escolar e cidadania, evitando assim a repetência, a evasão escolar, e consequentemente empoderando as famílias da clientela.
Nestes muitos anos, o CCDIA serviu, também, como campo de formação, treinamento, capacitação, e como celeiro para teses, monografias, e TCCs, para alunos de universidades do Brasil e do exterior como a UFF, a Universo, a Universidade de Oslo - Noruega, e a Universidade de Leipzig - Alemanha.
O CCDIA também serviu como um incubador de projetos para Instituições como o programa IDE no Mato Grosso do Sul e o Pré-Vestibular Oficina do Saber da UFF, para citar alguns dos muitos projetos incubados no curso dos anos.
Casos de Sucesso.
Veja como a doação de nossos mantenedores está transformando a vida de várias crianças no CCDIAHenzo Andrade
Finalista na maratona, na disciplina de Língua Portuguesa
Taiana Gomes
Bacharel em Direito
Ana Clara Araújo Santos
Desenvolvimento pedagógico concluído com sucesso
Arthur Soares
Cabo do Corpo de Fuzileiros Navais